20 maio, 2009

REDAÇÃO ZH

Vou postar aqui a redação que me proporcionou a alegria de ser selecionada entre 3 mil candidatos no concurso redAÇÃO ZH. Ah, a segunda parte do concurso já foi também. O tema era meio ruim, então eu não sabia muito o que escrever e minha redação ficou podre. AHUAHUAHU Mas ser selecionada para a primeira fase já foi bom demais. :DD Eis aqui a redação:


Responsabilidade no trote

 

            O trote é um grande momento na vida do vestibulando. Passar no vestibular exige uma vida de estudo, de dedicação e a recompensa é ter o nome escrito na lista de aprovados. E aqueles que um dia já passaram pelo mesmo momento, são os que, com alegria, pintarão, pularão e recepcionarão os novos colegas de universidade. Nada de errado até então. Porém, ao se utilizar de modos que possam humilhar, machucar o calouro, o trote passa a ser algo inadmissível.

            Conquistas devem ser comemoradas e o vestibular, com certeza, está entre as mais sonhadas. A festa, proporcionada pelos veteranos, nem sempre é feita com maturidade, utilizando-se de métodos que podem deixar lesões emocionais e físicas irreparáveis. Uma influência de um mundo que tanto sugere violência.

            O trote solidário é uma possibilidade que exclui o lado violento do evento. O calouro é motivado a praticar a sua cidadania, a ser um agente de mudança, além de poder mostrar a todos que passou no vestibular. Isso tudo de um modo positivo que, além de tudo, ajudará aqueles que necessitam.

            O trote, em si, é uma boa idéia. Parabenizar os que passam no vestibular é muito interessante e é uma tradição que, com certeza, não pode acabar. Porém aqueles que a executam devem saber os limites da brincadeira. O trote solidário não é uma opção para substituir o já tradicional trote, mas sim outra alternativa para este tão significativo momento. Trote, uma idéia para praticar com responsabilidade.


Natália

Um comentário:

Lucas Schwantes disse...

Muito bom Natália! Os grandes textos tem uma análise bem construída e um final marcante. Parabéns, fez jus à estar entre os 300.