28 maio, 2011

O olhar



Olhos todos têm, o que é mais difícil de encontrar é quem sabe olhar. E nesse caso, não se trata de ser cego ou não. A única limitação de alguém com deficiência visual, é não conseguir enxergar. O olhar vai além de poder visualisar as cores, formas e intensidades do mundo. Consiste em captar todas as proezas que o arredor oferece, com profundidade.

Os olhos possibilitam uma melhor visão, mas não é só deles que isso é possível. Caso fosse assim, que sentido teria a vida de alguém incapaz de produzir imagem? Pelo contrário, há outros meios e talvez a existência dessas pessoas seja para ensinar a prestigiar a vida, explorando todos os sentidos possuídos. Em um filme que eu vi sobre o olhar, um dos maiores exemplos foi o fotógrafo cego. A fotografia é imagem, então como alguém desprovido dessa capacidade conseguiria fotografar? Com o olhar. A utilização do som e, principalmente, da emoção fizeram dele um profissional excepcional.

Cada olhar revela uma verdade, pois tudo é relativo ao que vê. Constantemente, ocorrem discussões sobre o grau de beleza sobre algo ou alguém e dali surge sempre a mesma conclusão: gosto não se discute. O certo seria que o olhar não se discute. Para algo ser considerado belo, não é só o visual que importa. O sentimento se sobressai e quebra a imagem, que é tão superficial.

“Os olhos não veem nem de menos, nem de mais”, disse José Saramago. Os olhos veem o que é básico. O resto vem da alma. Saramago, inclusive, é autor da obra “Ensaio sobre a cegueira”, livro também adaptado ao cinema que demonstra exatamente a importância do olhar. Na história, várias pessoas vão ficando cegas e sendo isoladas, juntamente com uma mulher que ainda tinha sua visão que, por conta própria, ficou junto com os atingidos pela epidemia. Como a personagem era a única a ver, teve de carregar um grande fardo. Assim é no cotidiano: muitos são cegos por opção, tornando difícil a vida daqueles que não fecham os olhos para tudo que acontece no mundo. A cegueira representa a ignorância da sociedade, incapaz de olhar além de si próprio.

O olhar é essencial para perceber a vida que existe em qualquer lugar. Porém, é necessário muito mais que olhos para conseguir isso, precisa-se de uma harmonia entre os sentidos e os sentimentos, saber ver além do que os olhos mostram.

Nenhum comentário: