02 setembro, 2012

Inércia

Conversar com pessoas de idade ou até ouvir as conversas deles é quase como estar em um consultório médico. Eles sabem tudo sobre medicina. Tudo mesmo! O nome do osso, da glândula, da doença; que remédio faz bem ou não, que cirurgia pode ser feita etc. É impressionante. E agora tu, meu caro leitor, vai me dizer: "Ah, mas com a idade eles começam a conviver muito com situações de doença. É claro que eles vão saber quase tudo sobre o assunto".

Ao que respondo: não é o caso, meu caro amigo. A questão linda que quero levantar é que: a vida que traz os maiores e melhores conhecimentos. Não é na sala de aula; é vivendo! Claaaaro, não sejamos extremistas de querer extinguir o ensino. Mas eu olho, por exemplo, para os meus avós. Eles estudaram até o que? Oitava série? Nem sei. E eles são tão sábios. Eles arriscaram, viveram, aprenderam. Tudo isso aconteceu para que hoje eles possam ser um exemplo do que é o amor, do que é a vida. Acho muito lindo.

Do que adianta ter doutorado em 482309480932 bilhões de coisas, se não vive o mundo. Porque, sim, é possível simplesmente estar no mundo. Imagino que triste a pessoa no leito da morte pensando que não fez nada que queria, mas sim o que os outros queriam que fizesse. E se eu não quisesse me formar? E se eu não quisesse me especializar? E se eu quisesse só ser. Só SER.

É nessas horas que lembro da pressão terrível que sempre tive para ter notas boas (pressão que eu mesma fazia). E hoje vejo outras pessoas vivenciando o mesmo e penso: qual o sentido disso tudo? Hoje, poderia jogar no lixo meu histórico escolar que não sei se faria diferença. E o vestibular? Nem vou entrar em detalhes em como foi meu ensino médio. Só digo que descobri que a vida era possível depois que me formei HAHHA.

Então talvez o que eu estou querendo dizer é que a gente só aprende vivendo. A teoria é 1/10 do que a gente precisa pra saber.

Eu espero muito poder chegar à terceira idade e olhar para trás e ver que de uma guria com medo, eu me tornei em uma mulher com uma bela vida. Espero que eu já esteja vivendo. E espero que nunca seja tarde demais para todos acordarem e saírem dessa inércia.

Carpe diem. Aproveite o dia. Aproveite a vida. Não para os outros, mas para ti mesmo. 

Nenhum comentário: