13 fevereiro, 2014

Sobre Córdoba, o primeiro perrengue e a primeira semana de aula

Bom, quero começar falando da minha primeira viagem aqui na Espanha. No último sábado fui para Córdoba, cidade andaluza que está a uns 150 quilômetros de Sevilla. Ali praticamente se respira história. A ponte romana data um século antes do nascimento de Cristo. É algo impressionante conhecer uma construção que tem taaaantos anos assim. Outro must do local é a Mesquita-Catedral, que como o próprio nome sugere, era uma mesquita que foi transformada em uma catedral católica. Não sei explicar muito sobre essa história por motivos de: sempre que eu chegava perto da nossa guia para ouvir a explicação, ela já estava acabando de falar. Esse foi um dos problemas dessa viagem. Fui com um grupo de intercambistas da Universidad de Sevilla. 55 pessoas e 1 guia. Não sei por que eu sempre era uma das últimas a chegar, rs. Mas sério, isso me irritou profundamente. Vi muita coisa linda lá. Mas não aprendi muito. Já sei que esse tipo de viagem não faço mais. Vivendo e aprendendo, né. 

PS.: O dia foi TENSO. Choveu 98% do tempo.

O primeiro grande perrengue foi quando voltei de Córdoba, destruída pela chuva e louca para um banho quente. Mas claro, nada é perfeito: estávamos sem gás. Meu roomate não tinha conseguido comprar. Otimista, pensei: ok, amanhã resolvemos. Domingo, né gente. Normal no Brasil tu chamar gás a qualquer hora. Mas não estou no Brasil. Estou na Espanha, onde nada funciona domingo. NADA. Dia morto. Dia de descanso pras famílias. OK. Segunda resolve, né? Não. Liguei para os caras do gás e - olha que legal - eles só passam em dias específicos: terças, quintas e sábados. Quase chorei, né. Ainda bem que não tinha aula nesse dia. Mesmo assim, lavei meu cabelo na pia com água gelada e, consequentemente, fiquei meio doente. Parabéns para mim. Mas, ainda bem, terça veio o gás. Para garantir, compramos 2 de uma vez. Espero nunca mais ficar sem, hahaha.

Então meu primeiro dia de aula foi depois de uma noite febril. Ok. Mas foi legal mesmo assim. Vou cursar duas cadeiras muito legais, exatamente sobre meus assuntos preferidos: audiovisual e foto. Mas achei uma coisa bem estranha: os colegas não dão muita bola pra intercambista. No Brasil, intercambista é "celebridade". Todo mundo quer mostrar tudo, levar pra passear, etc. Aqui não. Eles são meio fechados nos grupos deles. Agora entendo porque normalmente se faz mais amizade com pessoas que são intercambistas. Temos que nos unir, né hahah. Mas enfim, são coisas que vou passar, vou superar e, como sempre, vão me fazer aprender.

Ponte romana. Córdoba.


Mesquita-Catedral.
Hasta luego!

Nenhum comentário: